Uma boa noite de sono pede cuidados especiais com pescoço e as costas

Ter uma boa noite de sono é um dos melhores hábitos para melhorar a saúde: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares, dores nas costas e até mesmo previne a obesidade e a depressão!

Descansar adequadamente é a chance que o corpo tem de se recuperar dos esforços físicos gerados no dia a dia.

No entanto, para que isso ocorra é necessário uma postura adequada ao dormir. Algumas dessas dicas podem ser precisas para ter uma boa noite de sono, sem dores no dia seguinte.

O Colchão

"Qual o melhor colchão para as minhas costas?"

Cerca de 1/3 da nossa vida, passamos em cima da cama, e mesmo assim muitas pessoas desconsideram o efeito disto na nossa coluna.

Não há estudos que comprovem algum tipo específico ideal de colchão, mas existem alguns fatores:

Colchões muito duros podem causar pressão em pontos mais salientes do corpo enquanto que os muito moles causam estresse nos tecidos moles como os músculos e ligamentos, levando a um alinhamento inadequado.

A sustentação ou firmeza em um colchão é normalmente fornecido por molas internas, distribuídas em diversos padrões dentro do colchão para criar diferentes níveis de sustentação.

O acolchoamento interno e no topo do colchão também influenciará no conforto. É importante encontrar um equilíbrio entre o conforto e a sustentação adequada das costas.

O colchão deve ser firme o suficiente para prevenir que você afunde, ao mesmo tempo que macio o suficiente para se adaptar às curvas normais do corpo.

Verifique a superfície e o contorno do seu colchão atual. Flacidez visível é uma indicação para substituição. Vire e rode seu colchão a cada 4-6 meses para assegurar um desgaste homogêneo em todas as superfícies.

As informações aqui contidas tem como objetivo informativo e nada substitui uma consulta médica. Não esqueça sempre de procurar um profissional para orientações e tratamento.

Os Travesseiros

Travesseiros podem melhorar a qualidade do seu descanso e recuperação, o que lhe permitirá acordar melhor e pronto para enfrentar um novo dia.

Porém, nem todos os travesseiros funcionam para todo mundo. Um breve teste por uma semana em geral é suficiente para decidir se o travesseiro está ou não sendo benéfico.

Não importa a posição em que você durma, posicione seu travesseiro entre sua cabeça e pescoço, nunca sob seus ombros.

Se você dorme de barriga para cima, tenha certeza que o travesseiro preenche o espaço entre o pescoço e o colchão para manter sua cabeça na posição neutra. Em geral este travesseiro terá um perfil mais baixo.

Se você dorme de lado, utilize um travesseiro mais alto, para compensar a altura do ombro e manter a coluna alinhada.

Travesseiro de corpo

Travesseiros que são tão longos quanto o corpo tem diversas funções para pessoas que preferem dormir de lado.

A porção superior pode ser usada para apoio da cabeça e do pescoço, enquanto a ponta inferior sustenta os joelhos e pernas.

Alguns acham esta forma mais confortável do que usar travesseiros separados para a cabeça e joelhos.

Mulheres grávidas, em particular, em geral preferem o travesseiro de corpo de fornece suporte adicional para o abdômen.

Travesseiro de pescoço

Também chamado de travesseiro cervical ou travesseiro ortopédico, este tipo de travesseiro tem uma depressão mais funda na qual a cabeça se apoia, e gera um suporte extra para o pescoço.

Pessoas com dor cervical podem usar este travesseiro, já que eles preenchem o espaço vazio criado pelo pescoço e auxiliam a manter o pescoço alinhado com a coluna.

O travesseiro que é moldado para ocupar os espaços abaixo da cabeça e do pescoço podem ser benéficos para pessoas com problemas na coluna cervical.

Artigos relacionados
ENTRE EM CONTATO
11 2639.8930 / 2639.8957
11 3258.9033 / 3129.7737
11 988303503/988129238
Avenida Regente Feijó, 944 | 6o Andar | 610B
Avenida Pacaembu ,1152 
 
Thiago Olímpio  CRM 126.044   TEOT 12.149   
 
Médico Ortopedista Especialista em Coluna