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PILATES PARA IDOSOS : CONHEÇA OS BENEFÍCIOS




Praticar uma atividade física é essencial em todas as fases da vida. Se exercitar é

crucial para a manutenção da saúde física e também da saúde mental.

O processo de envelhecimento inclui diminuição da densidade óssea, perda ou

atrofia da massa muscular, além dos riscos aumentados de doenças neurológicas

como demência e Alzheimer, devido ao envelhecimento do cérebro.

Levando em consideração todos esses fatores, podemos concluir que o Pilates é

uma ótima opção para quem já passou dos sessenta anos, e explicamos o porquê

a seguir.


Como é a prática do Pilates?

Pilates é um método composto por um conjunto de exercícios que têm como

objetivo a melhora da mobilidade, a reeducação dos movimentos, a consciência

corporal e o aperfeiçoamento da postura a partir do desenvolvimento de

músculos alongados e tonificados.

O Pilates pode ser realizado basicamente de duas maneiras:

Pilates solo: onde os exercícios são feitos sobre uma esteira utilizando somente

o peso do corpo, o que exige maior concentração e força. Essa modalidade tem a

vantagem de poder ser feita em qualquer lugar, contando com o auxílio de

acessórios simples como bola e faixa de elástico.

Pilates equipamentos: as posturas são desenvolvidas em equipamentos criados

por Joseph Pilates especificamente para a prática. Os equipamentos possuem

molas, o que facilita para aqueles alunos com limitações, mas também podem

elevar o nível de dificuldade para aqueles que se encontram em estágio mais

avançado da prática.


Vamos aos principais benefícios :


Melhora da saúde mental e emocional

A melhora da qualidade emocional e mental é um excelente benefício do pilates.

Um dos motivos é a promoção de uma harmonia entre o corpo e a mente através

de movimentos que exigem concentração e controle, fazendo com que o aluno

mantenha o foco nos exercícios e se desconecte dos problemas externos.

Outro ponto importante é o fato das aulas serem executadas em ambientes

tranquilos, silenciosos, fazendo com que a mente se acalme e a ansiedade

diminua.

Como os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o corpo

libera hormônios como a endorfina que proporcionam sensação de bem-estar.

O Pilates também trabalha a respiração, estimulando

o relaxamento através da inspiração e expiração.

Outro ponto importante é a socialização do idoso, pois o Pilates também pode ser

praticado em pequenos grupos.


Aprimoramento da mobilidade

Os exercícios do Pilates trabalham o corpo de forma global, estimulando

músculos e articulações. Isso faz com que ocorra uma melhora da mobilidade,

facilitando a execução de movimentos da vida cotidiana como a caminhada, por

exemplo.


Combate a insônia

Sabemos que um sono restaurador é fundamental para a saúde e bem-estar do

idoso. Além disso, noites bem dormidas contribuem para a manutenção da saúde

do cérebro durante toda a vida, principalmente na terceira idade.

Os exercícios do Pilates liberam endorfina. Essa substância conhecida como

hormônio da felicidade, produz uma sensação de relaxamento, diminui a

ansiedade e o estresse, contribuindo para a melhora da qualidade do sono.

O trabalho de respiração profunda durante a prática é também um fator

de combate a insônia, trazendo tranquilidade e bem-estar.


Atividade de baixo impacto nas articulações

Atividades físicas de alto impacto podem atrapalhar a produção do líquido

sinovial, responsável por lubrificar e proteger as articulações que já estão mais

desgastadas nesta fase da vida. Desta forma, podem piorar ou provocar doenças

como a artrite reumatóide e osteoartrites.


Tonifica os músculos e melhora a postura

O fortalecimento dos músculos do centro do corpo fazem com que as curvas

naturais da coluna sejam respeitadas, o que melhora a postura. Com isso, o

exercício pode aliviar e até prevenir dores lombares, dores cervicais, torcicolo,

lordose e escoliose.Além disso, o fortalecimento muscular contribui para melhora da mobilidade e densidade óssea que diminui após os sessenta, principalmente em mulheres.


Aulas adaptadas

As aulas de Pilates podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada

aluno. Se o praticante tem alguma limitação ou precisa desenvolver alguma

capacidade específica, o instrutor pode direcionar os exercícios para isso.


Outros benefícios do Pilates para a saúde do idoso

 Alívio de dores crônicas

 Previne lesões

 Melhora os reflexos

 Melhora a flexibilidade

 Melhora do equilíbrio

 Melhora da velocidade de andar

 Melhora da auto-estima

 Emagrece

 Ajuda no controle do diabetes e doenças cardio

vasculares


Diante de todos os benefícios citados acima, fica difícil achar um motivo para o

idoso não praticar o Pilates. Aliás, o próprio criador do método, Joseph Pilates,

praticou Pilates até os 80 anos, o que comprova a eficácia da técnica.





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