Dicas para manter a postura e não prejudicar a coluna no dia a dia

No decorrer do dia, desempenhamos várias funções, desde agachar para pegar uma caneta do chão, a limpeza de sua casa e no trabalho. As atividades profissionais, domésticas e do cotidiano submetem o corpo a posturas inadequadas para a coluna, quadril, joelhos e ombros.

Quem não mantém sua postura correta pode prejudicar sua coluna, e isso pode implicar em dores musculares e vícios posturais.

Aplicando algumas orientações simples à forma como nos movimentamos, é possível quebrar os maus hábitos e conquistar uma rotina mais saudável.

Arrumar gavetas

Sente-se em um banquinho com a coluna alinhada. Para alcançar algo, concentre-se no movimento da musculatura abdominal em vez de se curvar – o que sobrecarrega a lombar.

Cozinhar e lavar roupas e louças

Contraia os músculos abdominais e apoie um dos pés sobre um banco baixo ou um balde. Isso ajuda a manter a coluna ereta.

Varrer o chão

​Use uma vassoura cujo cabo seja proporcional à sua altura, assim você não terá de se inclinar para frente. Deixe os pés afastados e as costas o mais reta possível. Faça os movimentos de varrida com o corpo inteiro, em vez de só usar os braços ou rotacionar o tronco. Para limpar embaixo de móveis, agache sentando-se sobre os pés e contraia o abdômen, levando a vassoura para frente e para trás sem se debruçar.

Afastar Móveis

Para levantar móveis pesados, peça ajuda a outra pessoa e, juntos, flexionem os joelhos, mantenham os pés afastados e contraiam o abdômen.

Estender roupa no varal

Não se estique para alcançar um varal alto. O ideal é deixá-lo em uma altura acessível, na qual você possa esticar a roupa sem levantar os braços acima da linha dos ombros.

Escovar os dentes

Deixe uma mão sobre a pia e o pé, do mesmo lado do corpo, sobre um pequeno banco ou um balde. Incline-se levemente para frente, focando o movimento no quadril, além da coluna. Contraia o abdômen.

Calçar sapatos

Sente-se em uma cadeira, cruze uma perna sobre a outra e coloque o sapato evitando curvar a coluna.

Ao amamentar

Visando ao conforto, a mãe deve usar um travesseiro para apoiar braços e cabeça e alternar o lado do corpo no qual está segurando o bebê.

Colocar criança no berço

Contraia os músculos abdominais para sustentar o movimento. Fique de frente à lateral do berço, crie uma base com os pés afastados, flexione os joelhos e use as pernas para deitar a criança.

Berços com altura regulável são ideais, pois eliminam a necessidade de curvar-se, forçando a lombar.

Carregar o porta malas

Posicione um pé na frente do outro, criando uma base, e dobre um pouco os joelhos. O segredo é usar a força das pernas para suspender e descer as bolsas dentro do porta-malas, sem dobrar o corpo.

Ao usar o computador

Ajuste altura e distância tanto da mesa quanto do computador para que fiquem confortáveis e compatíveis ao seu tamanho.

Para quem usa lentes ou óculos, uma boa dica é posicionar o monitor um pouco abaixo da linha natural de visão para não sobrecarregar a nuca e evitar desconforto na região cervical.

Artigos relacionados
ENTRE EM CONTATO
11 2639.8930 / 2639.8957
11 3258.9033 / 3129.7737
11 988303503/988129238
Avenida Regente Feijó, 944 | 6o Andar | 610B
Avenida Pacaembu ,1152 
 
Thiago Olímpio  CRM 126.044   TEOT 12.149   
 
Médico Ortopedista Especialista em Coluna