Conheça os principais tratamentos disponíveis
TRATAMENTOS CIRÚRGICOS
Infiltrações radiculares e facetárias
Cirurgias minimamente invasivas
São procedimentos indicados para alívio imediato da dor. Realizado com medicações analgésicas e corticóides. Tornaram-se importantes para o tratamento das dores, devido ao aperfeiçoamento das técnicas de imagem, com maior segurança.
Resultados de pesquisa científica apontam 90% dos pacientes com melhora do quadro doloroso, porém necessitam de indicação precisa e de correta técnica cirúrgica.
Endoscopia da Coluna
Cirurgias minimamente invasivas
Técnica minimamente invasiva para o tratamento de afecções coluna , principalmente a hérnia de disco e estenoses.
Através de uma pequena incisão (menos 1 cm) , é inserido o endoscópio
(com foco, luz, soro contínuo, câmera com extrema precisão) e instrumentais por dentro da cânula, o cirurgião consegue enxergar para qualquer direção a partir do canal de trabalho com nitidez e luminosidade adequado, retirando a hérnia e liberando as estruturas nervosas.
Comparado com uma cirurgia clássica de hérnia de disco, as principais vantagens do procedimento endoscópio são:
- maioria casos realizados com anestesia local ou sedação e não necessita de anestesia geral .
- possibilidade de conversar com o paciente durante a cirurgia.
- incisão menor na pele.
- menor agressão ao tecido muscular.
- procedimento mais rápido, com mínimo de sangramento.
- menos dor pós operatória e rápida recuperação.
- alta mesmo dia.
- retorno precoce as atividades físicas e trabalho.
Cifoplastia
Cirurgias minimamente invasivas
A cifoplastia percutânea é um tratamento minimamente invasivo (com baixa agressividade) para fraturas vertebrais por osteoporose ou tumores, com o objetivo de reduzir a dor e fortalecer a estrutura óssea.
Consiste na inserção de um balão no corpo vertebral fraturado. O balão é insuflado cuidadosamente para levantar a vértebra comprimida, recolocá-la em sua posição normal e criar uma cavidade dentro do corpo vertebral.
Após a colocação do balão na posição correta,esta cavidade é preenchida com um cimento especial para dar suporte ao osso adjacente e tratar a fratura da vértebra.
Discectomias
Cirurgias minimamente invasivas |
Cirurgias convencionais
Endoscópica percutânea: consiste na retirada do disco herniado ou protuso, que comprime a raiz nervosa. Procedimento minimamente invasivo, realizado através de câmera endoscópica com cicatriz mínima, menor risco de infecção e rápida reabilitação.
Minimamente invasiva: por um sistema tubular sendo inserido com os dilatadores musculares, e com uma mínima incisão, permite remover completamente o disco.
Não há lesão muscular, apenas afastamento das fibras. Portanto há menor agressão aos planos musculares, menor sangramento e retorno precoce as atividades habituais.
Microscópica (aberta): tem o mesmo objetivo, retirada do disco que causa a pressão no nervo, porém é realizada através do método convencional, ou seja, anestesia geral, incisão de 3 a 5 centímetros, uso de microscópio cirúrgico e internação mínima de 2 dias.
A definição do método dependerá da avaliação do profissional.
Radiofrequencia
Cirurgias minimamente invasivas
O procedimento é realizado no centro cirúrgico. O paciente recebe anestesia local ou sedação leve, em seguida uma cânula fina parecida com uma agulha é posicionada e é guiada por fluoroscopia (raio-x intraoperatório) perto do Ramo Medial irritado.
O eletrodo da radiofrequência é inserido através dessa cânula e o cirurgião testa o posicionamento correto e seguro através de choques bastante fracos.
Em seguida é feito o aquecimento do eletrodo para cauterizar o nervo e bloqueando o sinal de dor. Podem ser feitos múltiplos nervos se necessário. O eletrodo e a cânula são retirados.
Após o procedimento, apesar da dor poder aumentar na primeira semana, normalmente há alívio importante em um mês.
Artrodese
Cirurgias minimamente invasivas |
Cirurgias convencionais
Também conhecida como fusão (união óssea) tem a finalidade de evitar movimentos entre as vértebras.
Pode ser realizada via anterior lateral ou posterior, com indicações específicas. Pode vir acompanhada de descompressão e/ou discectomia, caso haja compressão de estruturas nervosas por hérnias, estenose e fraturas.
Também é indicada para correção de deformidades (escolioses, hipercifoses) e fraturas que necessitam de estabilização.
Atualmente existe a opção de realizar a artrodese numa cirurgia minimamente invasiva ou convencional. A opção só pode ser tomada após avaliação profissional.
Descompressão medular
Cirurgias convencionais
O objetivo de uma descompressão é aliviar a pressão sobre os nervos da coluna vertebral através da remoção da parte da lâmina que é a fonte de pressão.
A cirurgia é realizada com uso de anestesia geral. É feito uma incisão ao longo da linha média das costas e em seguida os tecidos moles são tracionados lateralmente para expor o osso vertebral posterior da coluna. Então será cortada parte da lâmina para aliviar a fonte de compressão e outras fontes se houver. Por fim, reposicionar os tecidos moles de volta e fechar incisão.