top of page

Gestantes precisam redobrar atenção para não se machucar

Felizmente, a maioria das lombalgias relacionadas com a gravidez é autolimitante.

Atualmente, mais de 50% de todas as mulheres grávidas irão sofrer algum grau de dor nas costas.

O sobrepeso e relacionado o que este peso extra é carregado na frente do corpo, alterando o centro de gravidade para frente e gerando mais sobrecarga e distensão nos músculos lombares.

Na maioria dos casos, a medicação precisar ser orientada pelo seu obstetra. Não utilize medicação durante a gravidez sem a permissão do seu médico.

Como tratamento, o aprendizado de exercícios para sustentação da musculatura das costas e da pelve é essencial. Tratamento local com bolsas de calor também ajudam.

Se a dor persistir apesar destas medidas, ou se você desenvolver irradiação da dor, formigamento, parestesia ou enfraquecimento das pernas, você deve consultar um médico especialista em coluna. Ele irá auxiliar no diagnóstico e tratamento do seu problema específico.

Algumas dicas úteis

- Acupuntura pode ser uma excelente alternativa analgésica,além de evitar uso abusivo de medicações

- Colocar um travesseiro embaixo dos joelhos diminui esta pressão. Deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos também é recomendado.

- Evitar dormir de barriga para cima, pois aumenta cerca de 25kg de carga sobre a suas costas.

- Programa de exercícios. Verifique com o seu médico quais os exercícios de fortalecimento lombar e abdominal mais seguros para você, e por quanto tempo você pode seu programa regular de exercícios.

- Exercícios aquáticos (natação, hidroginástica) são ideais para manter a forma e aliviar o estresse das suas costas devido ao peso extra da gravidez.

- Se você tem que pegar alguma objeto no chão, ajoelhe-se em um joelho com o outro pé plano em relação ao solo, o mais próximo possível do objeto que você irá levantar. Levante suas pernas, não sua coluna.

- Tenha cuidado pois é mais fácil perder o equilíbrio quando você está grávida.

Artigos relacionados
bottom of page