top of page

Dor

A dor é uma experiência pessoal desagradável, que envolve componentes sensoriais e afetivos, levando o indivíduo a experimentar alguma forma de sofrimento e alteração comportamental, e podendo influenciar diretamente na diminuição da qualidade de vida.


Classificação:

Aguda: se manifesta de maneira transitória, associada a lesões em tecido ou órgãos, decorrentes de inflamação, traumatismos, infecções, cirurgias ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa é corretamente diagnosticada e tratada.

Crônica: pode se estender de semanas a meses, e em alguns casos a uma doença crônica ou há alguma lesão/sequela. Há uma maior comprometimento social e emocional envolvido.


Tratamento:

A dor, sendo uma experiência individual, tem diferentes tratamentos, com diferentes respostas em cada paciente.

Medicamentoso: sempre utilizando a escala analgésica preconizada pela Organização Social de Saúde(OMS);podemos administrar analgésicos de diferentes potencias, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e antidepressivos pela via oral, endovenosa ,subcutânea.

Auxiliar: recursos como fisioterapia, acupuntura, termoterapia, psicologia, terapias manuais e bandagens auxiliam num melhor controle do processo de dor. Tem a vantagem de apresentar pouco ou nenhum efeito colateral além de diminuir a necessidade de analgésico.

O principal foco do tratamento dos quadro dolorosos é a individualização do paciente ,através de equipe multiprofissional e a participação do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento, com a ajuda e incentivo dos familiares e amigos.

Artigos relacionados
bottom of page