Saiba mais sobre RPG

Reeducação Postural Global ( RPG)


O que é Reeducação Postural Global?


Reeducação Postural Global é um método ligado a fisioterapia cujo objetivo é a correção da postura, através do equilíbrio entre as forças musculares que compõe o corpo.


Para o RPG, os músculos são interligados e atuam em cadeia. Se um músculo está em desarmonia ele pode causar dor em outra região do corpo.


Os exercícios do RPG aprimoram o alongamento e a tonificação das cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões. Por isso, a reeducação postural global é indicada para aqueles que buscam uma melhora da flexibilidade e harmonia corporal e não somente para os que sentem dor.



Como funciona uma sessão de RPG?


As sessões duram 1 hora e são compostas por algumas posturas pré-determinadas nas quais a pessoa deve permanecer por alguns minutos.


Cada postura irá demandar movimentos de contração e relaxamento muscular. O fisioterapeuta pode solicitar que o aluno faça a postura contra sua mão, aumentando o nível de dificuldade.


Os resultados são progressivos, mas o paciente já pode sentir um alongamento e um relaxamento logo após a primeira aula.


O profissional de Reeducação Postural Global deve ter formação em fisioterapia com especialização no método.


Recomenda-se que as sessões sejam semanais, porém a quantidade depende de cada paciente. O atendimento no RPG é bastante individualizado e o tratamento é formatado de acordo com as necessidades do aluno.




Reeducação Postural Global benefícios:


O RPG traz múltiplos benefícios para aqueles que se propõem a melhorar a flexibilidade e a harmonia corporal, evitando assim doenças futuras.


Os principais benefícios do RPG são:


- Realinha a coluna tratando diversos tipos de dores

- Aumenta a consciência corporal

- Alonga os músculos

- Desenvolve a flexibilidade

- Estimula ao sistema circulatório

- Fortalece o sistema imunológico

- Expande a respiração

- Alivia o excesso de tensão nos músculos das costas e pescoço

- Ameniza a insônia


Para quem é indicado o RPG?


A Reeducação Postural Global é indicada para pacientes de doenças que podem ser tratadas com a fisioterapia:


Doenças ortopédicas: dor ciática, dores nas costas, desvios de coluna, joelhos valgos ou varos, dores na cervical, torcicolo, dor no quadril, joanetes, pés planos e cavos.


Doenças neurológicas: labirintite e hérnia de disco.


Doenças reumatológicas: tendinite, bursite, artrites e artroses.


Doenças somáticas: tensão tempromandibular, estresse, problemas circulatórios e digestivos.



Qual a diferença entre Pilates e RPG?


Tanto o Pilates como o RPG tratam problemas posturais e de coluna. A diferença é que o Pilates também pode ser praticado com finalidade estética ou melhora da qualidade de vida. Além da tonificação muscular, o Pilates auxilia numa conexão entre o corpo e a mente. Outra diferença é que o RPG revaloriza as funções estáticas dos músculos. Durante a sessão o paciente é conduzido pelo fisioterapeuta, enquanto no Pilates os exercícios são dinâmicos, com mais liberdade para o praticante.



Posturas do RPG


Existem 8 posturas para cada grupo muscular. Depois de uma análise dos sintomas do paciente em cada uma das 7 zonas do corpo ( cervical, ombros, dorsal, lombar, quadril, joelhos e pés) o fisioterapeuta define quais são os exercícios posturais e de respiração que o paciente deve desempenhar. O objetivo é alongar e descomprimir as cadeias musculares, reeducando o corpo a permanecer nas posturas fisiológicamente corretas sem fazer esforço.


Passado o tratamento, o aluno deverá ter condições de aplicar o que desenvolveu nas sessões no seu cotidiano, em atividades como agachar, permanecer sentado, dormir, caminhar, etc.


Como surgiu o RPG?


O método Reeducação Postural Global foi criado em 1981 pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. Após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica, Souchar lançou o livro “O Campo Fechado”no qual apresenta a sua técnica.


Desde então já foram publicados mais de 150 experimentações e pesquisas sobre o tema em diversos países, consolidando o método no meio científico.



Philippe já treinou fisioterapeutas em mais de 18 países, incluindo o Brasil.


No Instituto LIV você encontra profissionais com ampla experiência e formação para te atender! Contamos com um equipe médica multidisciplinar e de fisioterapeutas altamente capacitados. Venha conhecer nossa estrutura. Vem pro LIV!









Artigos relacionados